ELVIRA M. BREDA
Nascida em Cachoeiro de Itapemirim, empenhada nas práticas
esportivas e projetos culturais, atuou no grêmio estudantil do Liceu, Escola de
2º grau “Munis Freire”.
Em Vitória, participou no I Encontro Regional de Educação
Física em 1983 no CEFD/UFES antes mesmo de ser aluna do Curso de Educação
Física (UFES 1985-1991), pois já havia o interesse nos temas referentes as
práticas corporais, a interação social e as possibilidades de atuação.
Participou dos movimentos em prol do reconhecimento e
valorização da Educação Física enquanto profissão.
Atuou, desde 1987, como Arbitro na Federação de Atletismo do
Espirito Santo e Arbitro Regional na Federação Espírito-santense de Voleibol, pela
valorização do esporte e reconhecimento das práticas esportivas sociais.
Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de
Vitória desde 1992, a atuação perpassa a disciplina de Educação Física, Treinadora
de diversas modalidades esportivas em participação nos Jogos Estudantis do Município
de Vitória (JEMVI), bem como atuou em contribuições na Formação Continuada,
grupos de estudo na elaboração das Diretrizes Curriculares, e em novas
perspectivas de embate sócio-cultural de um novo formato do JEMVI e Linguagens
Integradas.
Cursou pós-graduação em Educação Física para a Educação Básica
em 2007, bem como o Mestrado em Ciências da Atividade Física na área de Atividade
Física, Cultura e Sociedade em 2012.
Adepta dos Esportes e das Artes Plásticas, desenvolveu suas
habilidades também na Fotografia, fez curso de Cinema e Vídeo, promovido pelo
Departamento Estadual de Cultura-Vitória/ES em 1989, e frequentou o curso de
Artes na UFES em 1994.
Vale ressaltar que, tais interações, resultou em um projeto
de registro no avanço do desenvolvimento motor e a abrangência de seus
significados, durante o período de sete anos em uma escola da rede municipal de
Vitoria. O acompanhamento deste registro se deu desde o 2º ano ao 5º ano, e com
avaliação do processo ensino-aprendizagem pelos alunos ao final do Ensino
Fundamental. Este projeto de registro foi elaborado através da busca para uma melhor
interação, de comunicação e de diálogos na dinâmica com a comunidade escolar.
O desenvolvimento deste projeto resultou na elaboração do Capítulo:
O Registro Iconográfico como possibilidade de leitura, da prática e dos
movimentos da Ginástica nas aulas de Educação Física. O livro ressalta as
práticas pedagógicas diferenciadas produzidas por professores de Educação
Física atuantes na Grande Vitória, elaborado e executado na Pro-teoria/UFES e
se encontra em processo gráfico.
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