domingo, 27 de agosto de 2017

ELVIRA M. BREDA


ELVIRA M. BREDA

Nascida em Cachoeiro de Itapemirim, empenhada nas práticas esportivas e projetos culturais, atuou no grêmio estudantil do Liceu, Escola de 2º grau “Munis Freire”.

Em Vitória, participou no I Encontro Regional de Educação Física em 1983 no CEFD/UFES antes mesmo de ser aluna do Curso de Educação Física (UFES 1985-1991), pois já havia o interesse nos temas referentes as práticas corporais, a interação social e as possibilidades de atuação.

Participou dos movimentos em prol do reconhecimento e valorização da Educação Física enquanto profissão.

Atuou, desde 1987, como Arbitro na Federação de Atletismo do Espirito Santo e Arbitro Regional na Federação Espírito-santense de Voleibol, pela valorização do esporte e reconhecimento das práticas esportivas sociais.

Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Vitória desde 1992, a atuação perpassa a disciplina de Educação Física, Treinadora de diversas modalidades esportivas em participação nos Jogos Estudantis do Município de Vitória (JEMVI), bem como atuou em contribuições na Formação Continuada, grupos de estudo na elaboração das Diretrizes Curriculares, e em novas perspectivas de embate sócio-cultural de um novo formato do JEMVI e Linguagens Integradas.

Cursou pós-graduação em Educação Física para a Educação Básica em 2007, bem como o Mestrado em Ciências da Atividade Física na área de Atividade Física, Cultura e Sociedade em 2012.
Adepta dos Esportes e das Artes Plásticas, desenvolveu suas habilidades também na Fotografia, fez curso de Cinema e Vídeo, promovido pelo Departamento Estadual de Cultura-Vitória/ES em 1989, e frequentou o curso de Artes na UFES em 1994.

Vale ressaltar que, tais interações, resultou em um projeto de registro no avanço do desenvolvimento motor e a abrangência de seus significados, durante o período de sete anos em uma escola da rede municipal de Vitoria. O acompanhamento deste registro se deu desde o 2º ano ao 5º ano, e com avaliação do processo ensino-aprendizagem pelos alunos ao final do Ensino Fundamental. Este projeto de registro foi elaborado através da busca para uma melhor interação, de comunicação e de diálogos na dinâmica com a comunidade escolar.

O desenvolvimento deste projeto resultou na elaboração do Capítulo: O Registro Iconográfico como possibilidade de leitura, da prática e dos movimentos da Ginástica nas aulas de Educação Física. O livro ressalta as práticas pedagógicas diferenciadas produzidas por professores de Educação Física atuantes na Grande Vitória, elaborado e executado na Pro-teoria/UFES e se encontra em processo gráfico.

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